Dia da Conscientização do Autismo: Avaí e Figueirense receberão camarotes sensoriais para ‘acolher’ torcedores
- Gustavo Milioli
- 2 de abr.
- 2 min de leitura
No Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado nesta quarta-feira, dia 2, os torcedores de Avaí e Figueirense receberam uma grande notícia: o Estádio da Ressacada, do Leão da Ilha, e o Estádio Orlando Scarpelli, do Furacão do Estreito, receberão camarotes sensoriais para ‘acolher’ os torcedores com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A proposta foi do deputado estadual Mário Motta, que viabilizou o projeto com uma emenda parlamentar de R$ 280 mil.

“É o dinheiro do povo, retornando para o povo. Santa Catarina mais uma vez ocupará uma posição de vanguarda ao ter os primeiros estádios a destinar um espaço totalmente adaptado para melhor receber esses torcedores que tanto gostam de futebol. Inclusão é isso. Sem dúvidas, o ato de ir ao estádio torcer para o seu time do coração ficará muito mais amigável a eles”, pontua o deputado Mário Motta.
O espaço será pensado em promover conforto e segurança a esses torcedores, com tudo cuidadosamente planejado para atender às necessidades específicas das pessoas com TEA. Desde a decoração, o isolamento de som, até a disponibilidade de uma área de descompressão, o espaço oferece recursos especiais para que a experiência seja o mais inclusiva possível.
Os novos camarotes terão abafadores de ruído, paredes sensoriais, banheiro especializado e acompanhamento integral, com a capacidade para receber até 25 pessoas. Os clubes da capital terão total autonomia para gerenciar o espaço e definir as formas de disponibilizar o acesso aos torcedores.
“O recurso deve ser enviado aos clubes até o meio do ano, para em seguida iniciar as obras. Queremos que essas pessoas se sintam verdadeiramente em casa dentro do estádio, porque o futebol é lugar para todos. É um lembrete poderoso de que a pluralidade é nossa maior riqueza e que todos têm o direito não apenas de participar, mas de se sentir plenamente integrados à sociedade”, completa o parlamentar.
Comments